Portal da Cidade Caarapó

Saúde da Mulher

DIU de cobre ou DIU hormonal, saiba a diferença e benefícios

Muitas mulheres têm dúvidas sobre qual a melhor opção. Veja no vídeo

Publicado em 11/05/2023 às 11:01
Atualizado em

Dr Silvio Laranjeira, CRM-MS 3801, Médico Ginecologista (Foto: Portal da Cidade)

O DIU de cobre e o DIU hormonal são dois tipos de dispositivos intra-uterinos que são usados como métodos contraceptivos de longo prazo.

O DIU de cobre é um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero da mulher por um profissional de saúde. Ele contém cobre, o que impede a fertilização do óvulo ao tornar o ambiente do útero hostil para o esperma. O DIU de cobre pode ser deixado no lugar por vários anos e é uma opção altamente eficaz e reversível de contracepção.

Já o DIU hormonal libera progestina, um hormônio que impede a ovulação e torna o muco cervical mais espesso, impedindo a entrada do esperma no útero. Ele também é inserido no útero da mulher e pode ser deixado no lugar por vários anos. O DIU hormonal é uma opção altamente eficaz e de longa duração de contracepção, e também pode ser usado para tratar outras condições, como menstruação dolorosa.

Ambos os tipos de DIU têm altas taxas de eficácia e são opções seguras e convenientes de contracepção. No entanto, cada tipo tem seus próprios prós e contras, e a escolha do método contraceptivo ideal dependerá das necessidades individuais de cada pessoa e da consulta com um profissional de saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário