Portal da Cidade Caarapó

COMEMORAÇÃO

Vitor Candado, pioneiro em Caarapó completa 103 anos de vida

O centenário completou seus 103 anos no último dia 12 de abril.

Publicado em 17/04/2024 às 12:33

Vitor Candado durante a festa de aniversário de seus 103 anos. (Foto: Gê Roque Candado)

Vitor Candado, um dos pioneiros da cidade de Caarapó completou 103 anos de vida no último dia 12 de abril.

De acordo com familiares, o idoso que nasceu em 1921 e sua esposa Gregória Martines Candado (in memorian) foram um dos primeiros moradores da cidade de Caarapó. Desde então construíram sua família no município e na última semana pode comemorar mais um ano de vida.

Já centenário, Vitor Candado teve uma vida difícil. Aos 12 anos de idade teve seu primeiro emprego serrando madeiras com uma enorme serra de duas extremidades (serra traçador) manuseada por duas pessoas, aprendendo assim o oficio de carpinteiro. Também foi cerqueiro, produzia cochos feitos de madeira bruta (toras) para alimentar gado com sal e ração nas fazendas. Foi abridor de picadas e ervateiro (oficio de seu pai Dom Euzébio) ou “mineiro” como eram conhecidos os que trabalhavam na extração da erva-mate, na época da Companhia Mate Laranjeira, onde aprendeu todo o processo de ser um bom ervateiro, desde o plantio à colheita.

Por volta de 1928, a família saiu da Fazenda Campanário (sede da Cia Mate Laranjeira), viajando dias e dias a pé até Santa Luzia (município de Juti atualmente), passando depois pela Fazenda São Luiz, mudando-se enfim em 1935 para Caarapó, passando a morar num sítio adquirido por seu pai.

Victor Candado, juntamente com sua esposa, criaram seus 8 filhos e possuem 32 netos, 32 bisnetos e um casal de tataraneto, além disso o idoso teve mais dois filhos do seu primeiro casamento, sendo uma referência de coragem, humildade, sabedoria, simplicidade e integridade para sua família, amigos e vizinhos.

Familiares entraram em contato com o Portal da Cidade e homenagearam o idoso. "Parabéns Karaí Candado!! Karaí Mbaretê!! Muitas Felicidades!! Que Deus continue abençoando e iluminando sua vida e sua grande família".

Fonte:

Deixe seu comentário