Portal da Cidade Caarapó

Saúde e Vacina

Vacinação contra a dengue para indígenas começa amanhã

Vacinação contra a dengue nos moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó

Publicado em 23/02/2024 às 15:18
Atualizado em

Qdenga vacina contra a dengue (Foto: Divulgação)

Neste sábado, dia (24/2), começa a maior ação preventiva contra a dengue da comunidade indígena de Dourados. A estimativa é que cerca de 16 mil pessoas, entre quatro e 59 anos, sejam vacinadas na campanha. A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), será responsável pelo apoio logístico na distribuição e reposição da vacina Qdenga.

Sendo que o primeiro dia de vacinação acontece na Escola Municipal Indígena Tengatuí, a partir das 7h até às 15h, com cinco equipes, no total de 30 pessoas do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que são os responsáveis pela aplicação da vacina contra a dengue nos moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó.

Na qual, a expectativa é que dois mil indígenas sejam vacinados neste sábado (24). O primeiro dia de vacinação acontece na Escola Municipal Indígena Tengatuí, a partir das 7h até às 15h, com cinco equipes, no total de 30 pessoas do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que são os responsáveis pela aplicação da vacina contra a dengue nos moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó.

24).

O gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques relata: "Aguardavamos o aval da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó na campanha. Entender a relevância da importância da aplicação da vacina contra a dengue na comunidade indígena faz com que a campanha avance no município”.

Diante disso, o município de Dourados foi o primeiro a iniciar a vacinação contra a dengue no país e é o único que realiza vacinação em massa com a Qdenga e tem a garantia de receber doses para imunizar até 150 mil pessoas. Aproximadamente 30 mil pessoas já tomaram a primeira dose da vacina Qdenga, contra a dengue.





Fonte:

Deixe seu comentário