Portal da Cidade Caarapó

Polêmica

UNICAP e AMEC: após dúvidas, Portal da Cidade foi em busca de esclarecimentos

Dúvidas e reclamações dos estudantes. O prefeito de Caarapó falou sobre o repasse municipal e a nossa reportagem tentou contato com a AMEC para ouvi-los.

Publicado em 02/02/2021 às 03:46
Atualizado em

0:00
0:00

Se você é acadêmico ou tem um filho (a) ou conhecido que cursa ensino superior na cidade de Dourados, provavelmente já ouviu falar UNICAP - Associação dos Universitários de Caarapó - fundada em 21 de fevereiro de 1998. A referida associação sempre teve um grande número de reclamações por parte dos associados devido qualidade do serviço prestado X preço. Outras reclamações constantes dos estudantes eram quanto a transparência na prestação de contas, mudança da sede por diversas vezes e o local quase nunca estava aberto para atendimento aos usuários. Mesmo aos trancos e barrancos, a UNICAP prestava seu serviço até antes da pandemia da Covid-19, fato que suspendeu as aulas presenciais.

Essa semana, as vésperas do início das aulas para os calouros universitários que precisam ir para Dourados, surgiu na mídia em Caarapó uma nova associação, a AMEC, Associação do Movimento Estudantil Caarapoense.

A entidade sugere um cadastro gratuito, pelo e-mail, para calouros e veteranos interessados em usar o transporte universitário. Na referida divulgação apenas o nome de uma estudante foi citado na matéria, dizendo que a "Associação seria composta por 6 estudantes", porém a AMEC não fala em endereço e não deixa número de telefone. Muitos foram pegos de surpresa com a notícia, várias duvidas surgiram e a nossa reportagem foi atrás de mais informações

O jornalismo do Portal da Cidade entrou em contato primeiro com a pessoa citada na matéria através do "Messenger" já que não há número de telefone e não houve resposta quanto a um contato para ligação. Tentamos contato via e- mail e no primeiro momento nos foi questionado o motivo do contato. Após informaram um número, realizamos inúmeras ligações e ninguém atendeu ou retornou, até o fechamento da matéria.

Prefeitura Municipal

Ouvimos o prefeito municipal André Nezzi (PSDB) sobre o impasse e a possibilidade da AMEC ser beneficiada pela ajuda municipal, que barateia o custo do ônibus para os estudantes.

André garantiu que para ter direito ao convênio é preciso pela lei municipal, que a referida associação tenha dois anos de existência, o que não seria possível no momento no caso da AMEC.

O prefeito também falou que aguarda a renovação com a UNICAP, embora entre os universitários comenta-se que o atual presidente teria desistiu da Universidade, o que descredenciaria por hora a entidade de receber o repasse municipal. Seria necessário segundo a lei municipal vigente a escolha de um novo presidente para a UNICAP.



Fonte:

Deixe seu comentário