Portal da Cidade Caarapó

BOLETIM CASA RURAL

Plantação de milho em Caarapó sofre com ventanias registradas em agosto

Apesar dos fortes ventos em Caarapó, a colheita de milho está avançada, cerca de 80% da área plantada já foi colhida.

Publicado em 15/09/2023 às 09:56
Atualizado em

Em Caarapó foram plantados cerca de 97.558,04 hectares de milho, sendo que 1.500 hectares foram atingidos por ventos intensos. (Foto: Divulgação)

A Plantação de milho das propriedades Rurais do município de Caarapó sofreu com as ventanias registradas no mês de agosto, podendo prejudicar no resultado final da colheita. A informação foi divulgada esta semana pelo Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) e constam no mais recente boletim Casa Rural da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho).

De acordo com o boletim Casa Rural, Mato Grosso do Sul colheu aproximadamente 1,756 milhão de hectares de milho segunda safra até o dia 8 de setembro e com 87,2% das lavouras em boas condições, 10,4% regulares e 2,4% ruins, estima produtividade média de 80,33 sacas por hectare, o que gera expectativa de produção de 11,206 milhões de toneladas.

Informa que em Caarapó foram plantados cerca de 97.558,04 hectares de milho, sendo que 1.500 hectares foram atingidos por ventos intensos registrados desde o dia 12/08/2023 até o dia 20/08/2023 e resultaram no tombamento do milho. Além de Caarapó, os municípios de Itaporã e Ponta Porã também foram atingidos, um total de 15 mil hectares já foram comprometidos.


"Em média, cerca de 68% da área de cada propriedade resistiu ao impacto, mas é importante observar que algumas propriedades sofreram danos em sua totalidade. A extensão do dano pode ser ainda maior do que a inicialmente estimada, Técnicos da Aprosoja/MS estão em campo coletando informações junto aos produtores. Os agricultores prejudicados enfrentarão desafios na operação de colheita. Dependendo da intensidade do vento, o dano pode resultar no tombamento total das plantas. Nesse cenário, a plataforma de colheita do milho não opera de maneira eficiente, o que leva à necessidade de processamento ou até mesmo à colheita manual", informa o boletim.

Os dados apresentados pelo informativo mostram que a colheita de milho em Caarapó também está avançada, cerca de 80% da área plantada já foi colhida.

Fonte:

Deixe seu comentário