Portal da Cidade Caarapó

Meio ambiente

Proprietário é denunciado por armazenamento irregular de agrotóxicos em Caarapó

As embalagens foram encontradas abertas e em contato direto com o solo

Publicado em 02/05/2024 às 07:22

(Foto: MP MS)

Um dono de chácara em Caarapó está enfrentando acusações na Justiça de Mato Grosso do Sul devido ao armazenamento irregular de mil embalagens de agrotóxicos em sua propriedade. As embalagens foram encontradas a céu aberto, sem tampas e em contato direto com o solo, violando a Lei dos Agrotóxicos (nº 14.785/2023) e as recomendações do fabricante.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, responsável pela denúncia, identificou a presença do inseticida fipronil e dos fungicidas metalaxil e fludioxonil no local. Esses agrotóxicos são da marca Shelter e fabricados pela Adama Brasil S.A, com registro no MAPA (Ministério da Agricultura e da Pecuária).

De acordo com as informações levantadas durante as investigações, as embalagens foram adquiridas pelo denunciado por aproximadamente R$ 0,40 o quilo para revenda, e mantidas ao ar livre até que um comprador fosse encontrado.

A fabricante classifica o fipronil a 25% m/v como de toxicidade categoria 4 (pouco tóxico) e categoria 2 em relação ao meio ambiente (muito perigoso). 

Agora, como réu, o proprietário terá que responder à acusação em um prazo de 10 dias. Segundo as instruções da fabricante, as embalagens vazias de agrotóxicos deveriam estar armazenadas em local coberto, ventilado e com piso impermeável, no mesmo local onde são guardadas as embalagens cheias.

com informações do Campo Grande News.

Fonte:

Deixe seu comentário