Portal da Cidade Caarapó

Vacinação

Vacinação contra a dengue alcança 13.673 pessoas em Dourados MS

7.749 mulheres e 5.924 homens receberam a primeira dose da Qdenga

Publicado em 25/01/2024 às 15:50

Vacinação em Dourados MS (Foto: web)

A cidade de Dourados entrou na quarta semana de imunização contra a dengue e até agora 13.673 pessoas foram vacinadas. As doses são aplicadas em período integral nos postos de saúde e o município é o primeiro do País a ter vacinação em massa. A quantidade de pessoas imunizadas, no entanto, está longe da meta, que é vacinar 150 mil douradenses.

De acordo com dados da campanha,  foram vacinadas 7.749 mulheres e 5.924 homens receberam a primeira dose da Qdenga – vacina japonesa.

De acordo com o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas. As vacinas estão disponíveis em todas unidades de saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. A Sala de vacinação do PAM atende nos dias úteis entre 14h e 19h e aos sábados das 8h às 17h durante o mês de janeiro. 

Por meio da vacinação em massa contra a dengue, que acontece apenas em Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul, devido a uma parceria construída pela Prefeitura com o laboratório japonês Takeda Pharma, que produz o imunizante e espera vacinar até 150 mil pessoas entre 4 e 59 anos, com as duas doses. 

Já no restante do Brasil o Ministério da Saúde incluiu a vacina Qdenga no Plano Nacional de Imunizações (PNI) e recebeu as primeiras 720 mil doses no último sábado. O total adquirido é de 6,5 milhões de doses, a capacidade total disponível no laboratório para esse ano. 


Fonte:

Deixe seu comentário