Portal da Cidade Caarapó

Surto de Covid-19

Por falta de profissionais há probabilidade de novo surto de Covid-19 no MS

Déficit de profissionais é problema crônico na saúde do estado

Publicado em 16/01/2024 às 17:52
Atualizado em

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: web)

O Hospital Regional suspendeu nesta segunda-feira (15) a realização de cirurgias eletivas por cinco dias, sob alegação do aumento no número de colaboradores apresentando atestado médico. Parte dos atestados seria por Covid-19, porém, autoridades da saúde contestam a informação e afirmam que o hospital atua com déficit de pelo menos 300 profissionais só na enfermagem. Sendo que o Hospital Regional recebe pacientes de todos os municípios vizinhos da capital, como Dourados, Fátima Do Sul, Vicentina, Caarapó, Deodapólis, dentre outros.

Em nota, o hospital afirma que também limitou número de visitas (uma para cada paciente) e reforçou recomendação para uso de máscaras. A unidade não revela o número de profissionais com atestado médico e nem as causas que levaram aos pedidos de afastamento.

A Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul publicou em diário oficial portarias de remanejamento de cargo de 25 profissionais do Hospital Regional devido a férias regulamentares de outros servidores, na segunda-feira (15).

Corroborando destes fatos há relatos de representantes da saúde pública para detalhes sobre um possível surto de Covid-19 no hospital ou quais outros motivos levaram à crise que causou suspensão das cirurgias eletivas no Hospital Regional.

“Se houvesse um surto de Covid-19, o protocolo seria isolar o hospital, testar todos os pacientes e profissionais e adotar um plano de contingenciamento. Mas pelo que vi nada disso foi feito, aliado a isso, o Regional tem um problema crônico de deficit de profissionais e janeiro é época de férias”, contesta o superintendente.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS, Ricardo Bueno reforça a teoria de falta de profissionais. “O número de atestados não é justificativa, se estivesse com o quadro completo de funcionários isso não seria problema. O hospital tem atualmente menos de 10 casos de Covid-19”, afirma ele.

O Conselho Regional de Enfermagem foi procurado e disse que não poderia se manifestar sobre o caso, nem mesmo sobre a situação da classe da enfermagem no hospital.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que acompanha a situação do hospital. A comunicação do Governo de MS, também questionada a respeito de possível surto de Covid no HRMS, informou que não há recomendações extras a serem adotadas pelo Estado.Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, o médico Ronaldo de Souza Costa afirma que viu com preocupação a nota do Hospital Regional, principalmente por se tratar de um possível surto de Covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário