Portal da Cidade Caarapó

Grupo Sato

Parceria entre Prefeitura e rede de supermercados lança campanha Anti-Mosquito

Além de estandes de conscientização e prevenção, a iniciativa vai fiscalizar as unidades da rede Comper para eliminar proliferação do Aedes aegypt

Publicado em 23/01/2024 às 10:21

Palestra sobre prevenção Aedes aegypti (Foto: web)

Com o verão em força total e as chuvas já marcando presença, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, em conjunto com a Rede de Supermercados Comper, lançou hoje a campanha “Anti-Mosquito”, uma iniciativa que visa combater a proliferação do Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue na região. A campanha terá duração de três meses, estendendo-se até o fim de março.

O lançamento da campanha ocorre em um momento crucial, visto o aumento nos casos de dengue no estado. Conforme o Boletim Epidemiológico Dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado em dezembro, Mato Grosso do Sul registrou 40.460 casos confirmados da doença em 2023. Destes, 11.899 foram em Campo Grande. Ao todo, foram contabilizados também 40 óbitos relacionados à dengue no mesmo período no Estado.

A campanha Anti-Mosquito é resultado de uma longa parceria entre a Prefeitura e a Rede Comper, que já se estende por 16 anos. A iniciativa se concentra não apenas na conscientização, mas também na prevenção e educação, elementos-chave para enfrentar o desafio da dengue.

“Nós damos apoio a um trabalho que já é desenvolvido pela prefeitura de Campo Grande através da Sesau e da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), que basicamente consiste em prevenção e educação, há 16 anos. Eles participam ativamente nas lojas Comper fazendo o trabalho educacional, além de orientar os colaboradores a darem esse primeiro atendimento ao cliente caso exista alguma dúvida. O trabalho tem a duração de 3 meses, até o final de março, em todas as unidades Comper, inclusive em Dourados”, destaca a Gerente Nacional de Relacionamento do Comper, Fernanda Bardauil.

Além da conscientização nas lojas, a campanha Anti-Mosquito implementará um trabalho de vistoria minuciosa, visando identificar potenciais focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. “Também será feito um trabalho de vistoria, onde os técnicos verificam a situação da jardinagem, calhas, telhados e todos os locais onde o mosquito possa se proliferar, para ver se tem foco e fazer um trabalho de prevenção, afinal, a saúde dos colaboradores e dos clientes vem em primeiro lugar”, destaca Fernanda.

Educação e Conscientização no Centro da Iniciativa

A Chefe do Serviço de Educação e Saúde da CCEV/SESAU, Silvia Cristina de Souza destaca o caráter educacional e informativo da campanha: “Esse é um estande onde a gente traz as duas casas, uma casa limpa e uma casa suja, para que o pessoal que venha fazer a visita no Comper aprenda como se faz na casa deles. E aí a gente traz o vidro com larvas vivas, onde a gente coleta na própria casa do morador. E tem as lupas onde eles vão ver os alvos e a larva do mosquito. Então esse é um trabalho educacional, informativo”, salienta.

“Nós sabemos que a melhor forma de combater uma situação é a prevenção, e com a dengue não é diferente. As parcerias têm nos ajudado muito nesse sentido, porque assim conseguimos chegar a mais pessoas”, lembrou a subsecretária Municipal de Política para as Mulheres (Semu), Carla Stephanini.

A Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, destaca a relevância da ação conjunta: “Essa parceria com a rede Comper já dura 16 anos e envolve toda a comunidade, sejam clientes ou colaboradores. Cada esforço tem um impacto enorme e com certeza essa ação vai trazer bastante resultado para a saúde da nossa população.”

O lançamento da campanha contou com a presença de representantes da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, como o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, e do Gerente Regional de Operações do Grupo Pereira, Ronaldo Paganini.

Fonte:

Deixe seu comentário