Portal da Cidade Caarapó

Saúde MS

Novo medicamento para HIV será disponibilizado em Dourados e região

O novo medicamento une em um único comprimido dois antirretrovirais: dolutegravir e lamivudina

Publicado em 27/01/2024 às 10:30

A cidade de Dourados, através do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), recebeu um novo medicamento para o tratamento de pacientes com Aids ou HIV.

Conforme a distribuição do Ministério da Saúde concluiu a remessa de 5,6 milhões de comprimidos no país. Diante destes números Dourados recebeu 1.920, que atenderá 32 pessoas por dois meses, de acordo com a relação de pacientes aptos para seguir com o novo tratamento.

Dourados é a segunda maior cidade do interior do Estado atende pacientes da microrregião e cerca de 1,8 mil pessoas fazem tratamento com antirretrovirais na cidad. Porém, apenas para fazer o uso do novo medicamento um grupo específico está apto.

De acordo com a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, as pessoas que podem usar o novo medicamento são as que já estão em uso de terapia dupla separadamente com 2 comprimidos de lamivudina 150mg associado a 1 comprimido de dolutegravir 50mg. 

Ainda é necessário apesentar os seguintes critérios: Idade igual ou superior a 50 anos; Adesão regular; Carga viral 50 cópias no último exame; e ter iniciado a terapia dupla até o dia 30/11/2023.

Sendo que a diferença do medicamento anterior em relação ao novo,  é que este une em um único comprimido dois antirretrovirais: dolutegravir e lamivudina. 

A farmacêutica do SAE, Fayla Michele Bosso de Moraes afirma "Estudos comprovam que esses dois antirretrovirais são capazes de deixar a carga viral não detectada como os outros três”.

Fonte:

Deixe seu comentário