Portal da Cidade Caarapó

Saúde e Prevenção

Município de Dourados têm 31 mil vacinados contra dengue

Município tem pouco mais de dois meses para atingir meta de 150 mil tem

Publicado em 29/02/2024 às 09:26
Atualizado em

Dourados tem pouco mais de dois meses para atingir meta de 150 mil (Foto: Divulgação)

Dourados tem até o final de maio para aplicar a primeira dose contra a dengue e a segunda até o final de agosto. A informação é do secretário municipal de saúde, o médico Waldno Lucena Junior. Essa realidade, no entanto, está bem distante, já que até agora foram aplicadas 31.100 doses. A meta é chegar a 150 mil vacinados.

Sendo que o primeiro e único município no país a ofertar vacinação em massa contra a dengue. A aplicação da vacina começou dia 3 de janeiro e toda a população com idade entre 4 e 59 anos pode ser imunizada. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

As unidades básicas de saúde apliquem as doses entre 7h e 11h e 13h e 17h (segunda a sexta) e a sala de vacinação do PAM das 13h às 19h (segunda a sexta) e aos sábados das 8h às 13h, a procura está bem abaixo da meta de atingir vacinação em massa.

Conforme o secretário de saúde Waldno Lucena Junior, acredita que a procura espontânea está bastante satisfatoria. “Precisa sim ampliar para atingir a meta nos próximos dois meses, para alcançar o restante da população, que é a maioria”.

 A Secretaria Municipal de Saúde passou a ofertar vacina no shopping, aos finais de semana, e nas ações sociais em bairros. Na próxima semana levará ponto de vacinação à praça Antônio João, no centro da cidade. “Vamos também atender nas empresas, buscar essa população faltante”, afirmou. Algumas indústrias já foram ponto de vacinação aos funcionários.

Waldno explica que a vacina tem prazo de validade, por isso a primeira dose tem que ser aplicada até o final de maio, de forma que, a segunda, seja até o final de agosto. “A gente entende que o cidadão douradense deveria aproveitar essa oportundade, de ser o único município do país para ter acesso a essa faixa etária dos 4 aos 59 anos. Para os demais municípios do país não haverá vacinação em massa”, comparou.

Ao ser questionado se as vacinas caíram descrédito no pós pandemia, o médico relatou que entende o questionamento de muitas pessoas sobre a vacina da Covid-19, criada às pressas, mas a vacina da dengue vem sendo estudada há cerca de 8 anos e utiliza tecnologia tradicional de todas as vacinas já conhecidas.

Fonte:

Deixe seu comentário