Portal da Cidade Caarapó

Saúde e Vacina

Dia D da vacinacão contra a dengue

Podem tomar a vacina pessoas entre 4 e 59 anos

Publicado em 03/02/2024 às 11:05

Todos contra a Dengue (Foto: web)

Acontece em Dourados, o Dia D da vacinação contra a dengue acontece neste sábado, dia (03/02). Nas Unidades Básicas de Saúde, na área urbana, vão atender entre às 8h e 17h. O horário será o mesmo na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico). Já nas UBS dos distritos, o atendimento acontece entre 8h e 16h. 

Conforme a programação do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde),  haverá uma equipe atendendo as pessoas que queiram se vacinar durante a primeira edição do “Agita Dourados”, que acontece no Parque dos Ipês, a partir das 15h no município de Dourados.

Na qual, a idade de quem poderá tomar a vacina, são pessoas entre 4 e 59 anos, o esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Além da Qdenga, serão ofertadas também a vacina bivalente contra covid-19, vacina contra influenza e outras que fazem parte do PNI (Plano Nacional de Imunizações).

Edvan Marcelo Marques, gerente do NI, afirma : "Nosso objetivo é aumentar as opções de vacinação para que os douradenses possam se proteger contra a dengue, já que muitos ainda não conseguiram receber a primeira dose da vacina por causa do horário de trabalho, por exemplo. Nesse sábado vamos ter todas as unidades de saúde atendendo”.

A prevenção, segundo estimativas do Ministério da Saúde, o Brasil pode atingir até 5 milhões de casos de dengue em 2024. O alto índice seria resultado de uma combinação de fatores, como calor intenso, grande volume de chuvas, e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus que causa a doença. Ainda de acordo com a pasta, o número de mortes também pode ser recorde neste ano, então previna-se contra a dengue.



Fonte:

Deixe seu comentário