Etapas finais
Operários comemoram 1 milhão de horas trabalhadas em obra de gigante da celulose em MS
O projeto prevê uma fábrica com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano
Publicado em
28/08/2026 às 07:23
Atualizado em
Os operários que trabalham na construção do Projeto Sucuriú, da Arauco, em Inocência, comemoraram a marca de 1 milhão de horas trabalhadas. A obra, que prevê investimento de cerca de R$ 25 bilhões, já ultrapassou 70% de execução e tem previsão de iniciar as operações no fim de 2027.
Desde o lançamento da pedra fundamental, em abril de 2025, cerca de 14 mil trabalhadores foram mobilizados na construção. O número supera a população de Inocência, estimada em 8,4 mil habitantes, e movimentou setores como transporte, alimentação, hospedagem, segurança e fornecimento de materiais.
O projeto prevê uma fábrica com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano. A construção inclui estruturas industriais, equipamentos, sistemas elétricos, automação e uma estrutura logística que também envolve o transporte de peças produzidas em outros países.
Um dos equipamentos que chegaram ao canteiro foi o balão da caldeira, produzido na China. A carga passou por portos como Paranaguá (PR) e Santos (SP) antes de seguir por rodovias até Inocência.
Para o escoamento da produção, a Arauco também constrói uma ferrovia de 54 quilômetros ligada à Malha Norte. A estrutura terá 26 locomotivas e cerca de mil vagões, com previsão de transportar a celulose por aproximadamente 1.050 quilômetros até o Porto de Santos.
Com a marca de 1 milhão de horas trabalhadas, a construção segue para as etapas finais antes da previsão de início da operação da fábrica, no fim de 2027.

Fábrica terá a capacidade de produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Fonte: Duda Schindler/Campo Grande News
Notícias relacionadas
Justiça proíbe fazendeiros de arrendar terra indígena para cultivo de mandioca em MS
21/08/2026 às 14:12
Megafábrica de celulose em MS compra 300 tritrens para ceder a parceiros
20/08/2026 às 15:59
Fazendeira manda abrir valeta ao lado de aldeia para impedir ocupação em MS
19/08/2026 às 17:05
Vítima de acidente na Cidade Universitária morre no Hospital da Vida
18/08/2026 às 11:23
Festa do Peixe entra no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul
18/08/2026 às 10:09
Fazendas de MS vão pagar R$ 1,7 milhão em danos morais por trabalho escravo
14/08/2026 às 17:33