Portal da Cidade Caarapó

CUIDADOS

Portal da Cidade comemora Dia da Mulher com entrevista sobre saúde feminina

Veja a entrevista com a médica ginecologista e obstetra Marisa Fancheli e tire dúvidas.

Publicado em 08/03/2023 às 08:48
Atualizado em

Drª Marisa Fancheli explica que há vários cuidados com a saúde que a mulher deve ter ao longo da vida. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher e para festejar esta data tão especial, o Portal da Cidade realizou uma enquete nas redes sociais perguntando para as leitoras o que desejavam saber sobre a saúde da mulher. 

Reposição hormonal, exames de rotina e cuidados na saúde foram as principais dúvidas que surgiram. Sendo assim, chamamos a médica ginecologista e obstetra Marisa Fancheli Ferreira Biazus para tirar todas as dúvidas.

Reposição Hormonal

Com o passar dos anos o organismo feminino passa a dar sinais de envelhecimento e entre os principais sintomas estão ondas de calor (fogachos), suor excessivo, variações de humor, alterações do sono, entre outros. E muitas vezes estes sintomas causam desconforto na maioria das mulheres.

De acordo com a Drª Marisa, esses aspectos estão associados à queda da produção hormonal e com a chegada da menopausa é mais comum, que é quando para a menstruação da mulher e após 1 ano sem menstruar a paciente está em menopausa. Afirma que a faixa etária que ocorre a menopausa é entre os 47 aos 53 anos de vida, porém pode acontecer a menopausa precoce em pacientes com idade mais inferior.

Explica que há um período que antecede a menopausa chamado climatério, que é onde começa a deficiência na produção de hormônios pelos ovários, aparecendo alguns sintomas dessa carência hormonal, como as ondas de calor, alterações de humor, alterações do sono, dores em relação sexual, sintomas urinários, etc.

Desta forma é a reposição hormonal deve ser feita em pacientes que sofrem esses sintomas, sempre com acompanhamento médico e exames específicos que não mostrem contraindicação, principalmente mamografia e ultrassonografia transvaginal. E esta reposição hormonal tem o intuito de corrigir eventuais desequilíbrios do organismo proporcionando bem-estar a mulher.

Exames de Rotina

Exames de rotina podem salvar vidas. (Foto: Divulgação)

A médica cita que há vários exames de rotina que a mulher dever realizar ao longo de sua vida adulta, com o intuito de prevenção de doenças.

Deve ser feito regularmente exames como ultrassom transvaginal, mamografia, papanicolau, exame de sangue, exame de fezes e urina, eletrocardiograma e ultrassom de tireoide.

Explica que a grande maioria dos exames de rotina e de rastreamento de tumores/câncer estão acessíveis à população feminina. Aqueles que não estão disponíveis no município de Caarapó são conseguidos com agendamento em nos Centros de Referência (Dourados e Nova Andradina).

Cuidados na Saúde da Mulher


A médica ginecologista e obstetra Marisa, cita que os cuidados gerais das mulheres com sua saúde iniciam-se principalmente na adolescência e estende-se até a terceira idade.

Devem ser feitos consultas periódicas para prevenção de hipertensão arterial, diabetes, orientações dietéticas, acompanhamento de doenças mentais, Pré-natal, exames de prevenção de câncer de mama, útero, pele e intestino.

Explica que cada fase da vida exige um foco diferente de acordo com as doenças mais frequentes para aquela faixa etária que está sendo acompanhada. Deve ser enfatizado que as doenças cardiovasculares, infarto e AVC estão aumentando muito entre as mulheres, por isso os cuidados devem ser tomados com antecedência, com exames preventivos.


Fonte:

Deixe seu comentário