Portal da Cidade Caarapó

Prazo maior

Deputados MS aprovam protejo prolongar dívida e acertar prestações de contas

Este programa federal foi criado devido à pandemia do coronavírus, para ajudar os estados que estavam com queda de receita e arrecadação.

Publicado em 19/11/2020 às 07:43
Atualizado em

Presidente deputado Paulo Correa (PSDB) (Foto: Luciana Nassar)

Os deputados aprovaram a adequação da lei que permite o governo estadual prolongar o pagamento da dívida com a União. Este programa federal foi criado devido à pandemia do coronavírus, para ajudar os estados que estavam com queda de receita e arrecadação.

Segundo o governo estadual, o projeto enviado à Assembleia visa atender formalidades requisitadas pela Secretaria do Tesouro Nacional. Entre as adequações na lei está a autorização para o chefe do Poder Executivo promover modificações orçamentárias quando necessárias, para atender o termo firmado com a União. 

Também disciplina o orçamento ou créditos adicionais, que deverão ser usados em dotações ou amortizações aos pagamentos dos encargos anuais da dívida com a União. Outro ponto é adequar a lei estadual, aprovada em outubro deste ano, com as legislações federais que tratam sobre o tema. 

O projeto foi aprovado, em primeira votação, tendo apenas um voto contrário, do deputado Renan Contar (PSL). Ele justificou que esperava o detalhamento da dívida e dos gastos com coronavírus pelo governo estadual. 

Autorização – Os deputados já autorizaram em outubro o governo estadual a prolongar o pagamento da dívida com a União, que era outra exigência da Secretaria do Tesouro Nacional. 

O governo estadual destacou que este programa é válido exclusivamente para 2020, tendo uma séria de iniciativas, entre elas a suspensão do pagamento das dívidas contratadas entre a União e os estados.

Fonte:

Deixe seu comentário