Portal da Cidade Caarapó

Caarapó

Portal da Cidade entrevista Professora Cleyde Flores no volta as aulas de 2021

Para os alunos o retorno das aulas será em 1º Março, on line, até que a vacinação esteja concluída

Publicado em 03/02/2021 às 06:46
Atualizado em

Foto de arquivo tirada antes mesmo da pandemia (Foto: Arquivo Pessoal)

Esta semana os professores da rede municipal e da rede estadual, voltaram as escolas para organizar o ano letivo das estudantes, a princípio o retorno das aulas para os alunos está marcado para 1º de Março.

A volta ao trabalho dos professores, ainda é muito cheia de dúvidas, a secretária de educação de Caarapó Ieda Maran, afirma que somente após a vacinação será possível o retorno presencial. Sendo assim o ensino será híbrido, misto de on line e presencial, semelhante ao ano 2020.

O Estado ainda não definiu claramente se adota as medidas de biossegurança, para retorno presencial de imediato ou se adota ensino híbrido até conclusão da vacina principalmente nos municípios onde há maior registro de casos de Covid.

Cleyde Flores, Professora da rede estadual desde o ano de 1995, trabalha na escola Cleuza Vargas, há anos e hoje voltou para preparar o ano de 2021, cheia de fé e esperança em um ano de mais oportunidade de aprendizado em todos sentidos, após a convivência com a pandemia, nossa redação ouviu as expectativas da professora.

“Minha expectativa para o ano letivo de 2021 é de que teremos mais um ano difícil, um ano de incertezas ainda: aulas remotas? Aulas presenciais? Ainda não sabemos. Estamos a mercê de um vírus que não está dando trégua. Quantas vidas já foram ceifadas... Quantas pessoas sobreviveram, mas vivem hoje com alguma sequela deixada por ele!”

@citacao! 

“ No ano de 2020, tivemos que superar muitos obstáculos: alunos sem acesso à internet, alunos desestimulados, pessoas que passaram por um colapso mental por conta do isolamento social (pais, alunos, professores) ... E tivemos que ouvir as críticas por parte de alguns pais que nos culparam por as aulas não serem presenciais! Todos queríamos voltar pra sala de aula! Imagina: atendíamos os alunos no celular dia e noite e até nos finais de semana! Nosso trabalho foi dobrado! Mas, como tudo tem um lado bom, penso que o professor passou a ser visto com outros olhos: você pode ter uma tecnologia de ponta, ter todas as informações disponíveis, mas se você não tem um professor para te dar um norte, uma orientação, você não consegue progredir! Creio então que somos essenciais! Nada substitui um bom professor!! Enfim, não está sendo fácil, mas tenho esperança de que com a vacina chegando, esta pandemia será amenizada e poderemos retomar as aulas presenciais tão almejadas por todos.”

E assim com esse sentimento de dever cumprido que os professores da rede Estadual e Municipal estão aos poucos voltando, para suas atividades pedagógicas essa semana, cheios de fé e esperança em um ano ainda incerto.


Fonte:

Deixe seu comentário