Portal da Cidade Caarapó

Direito da mulher

Aldeia Jaguapiru em Dourados, foi visitada pelo Ministério da Mulher e Direitos

comitiva visita aldeias e articula ações pelo fim da violência contra mulheres no estado

Publicado em 03/12/2020 às 06:20

(Foto: douradosagora)

Representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos estiveram em Mato Grosso do Sul, na terça-feira (1º), para articular ações e coletar informações que subsidiem as políticas de enfrentamento a abusos cometidos contra mulheres na região.

Logo após o desembarque, a comitiva integrada pelos titulares da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial , Esequiel Roque do Espírito Santo, foi até o interior conhecer a realidade dos povos indígenas locais.

A comitiva disse que o objetivo é construir projetos que de fato atendam às necessidades das mulheres indígenas. Ouvir e entender melhor o que esperam do Governo Federal.


Foi a primeira vez que integrantes do Governo Federal estiveram na aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS). No local, onde vivem 18 mil pessoas, a maioria dos registros de violência contra a mulher é de casos de estupro de vulnerável. Só na segunda-feira (30) foram relatados cinco casos de violência contra a mulher na aldeia.

A representante dos indígenas relatou dificuldades que agravam o problema durante o isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os indígenas reclamam que criança passa fome por causa da quarentena. O alimento que é entregue a cada 30 dias muitas vezes não dura até recebermos de novo. Tem gente que não está recebendo dinheiro do governo. A criança fica doente e, se não tem dinheiro, como vai arrumar remédio?

Sendo assim as índias pediram um projeto para trabalhar.

O pedido de ajuda foi formalizado pela liderança local com a entrega de uma carta de reivindicações às autoridades federais.

A visita às aldeias seguiu os protocolos de saúde para evitar o contágio e a transmissão da doença. Todos os integrantes do governo foram testados e mesmo após os exames mantiveram os cuidados necessários para preservar o distanciamento social.


Fonte:

Deixe seu comentário