Portal da Cidade Caarapó

CIDADE

Representantes da cultura e do turismo participam capacitação em Bonito

Caarapó foi representada no evento pela chefe do Departamento de Cultura, Andreia Dai, e a chefe do Departamento de Turismo, Geraldina Lugo

Publicado em 24/05/2022 às 12:46

Seminário teve participação de especialistas, que debateram o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios (Foto: Prefeitura Municipal de Caarapó/Divulgação)

Representantes das áreas de cultura e turismo da prefeitura de Caarapó participaram do 1º Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, organizado pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, nos dias 18 e 19 deste mês, em Bonito.

O evento reuniu 445 participantes de várias cidades do Estado, e teve apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Mato Grosso, a prefeitura de Bonito, a Fundação de Turismo do MS, além de associação como a Braztoa, entre outras entidades, segundo informou o Sebrae. Representaram Caarapó no evento a chefe do Departamento de Cultura, Andreia Dai, e a chefe do Departamento de Turismo, Geraldina Lugo.

De acordo com o Sebrae, o foco da iniciativa é fomentar o empreendedorismo e a inovação, além do relacionamento entre gestores de destinos com vocação para turismo sustentável. Durante os dois dias, o evento teve a presença de autoridades e profissionais do trade de 25 estados diferentes, 6 caravanas do Mato Grosso do Sul, 4 países e 15 Sebraes do Brasil.

“Tivemos a oportunidade de participar de talks, oficinas e palestras com especialistas, além de encontro de negócios. Entre os temas que foram abordados no Inspira Ecoturismo estão segurança no turismo de aventura, estratégias de mercado, políticas públicas, turismo sustentável, inovação, desenvolvimento local e sustentabilidade”, explicou Andreia Dai.

Cidade Empreendedora

O município de Caarapó está participando do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS voltada para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. A parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal foi firmada no último dia 9, durante uma cerimônia, realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande.

Com a iniciativa, Caarapó vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 18 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para a cidade com ações e práticas voltadas ao fomento da geração de emprego, renda e oportunidades de negócios. O trabalho vai ser conduzido a partir do eixo “Cidade de Negócios” voltado para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Cidade Empreendedora, que já começaram, estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias ou criação da Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

 

Fonte:

Deixe seu comentário