Portal da Cidade Caarapó

Caarapó

Denuncia: 2 anos de espera por tratamento de fonoaudiologia pelo SUS

Depois das reclamações de falta de medicamentos controlados, chega ao Portal da Cidade reclamações quanto ao agendamento de tratamentos com fono.

Publicado em 23/02/2021 às 02:18
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

A denuncia é feita em forma de desabafo, nas redes sociais, a forma mais comum nos dias atuais.


Procuramos a Fonoaudióloga que atende no Pam, Dra Cristiane Ortiz para uma entrevista, a terapeuta esclareceu o andar da fila, o encaixe de novos pacientes e a relação do atraso com a pandemia.

Começamos nossa  entrevista nos certificando que a Dra Cristiane é credenciada ao SUS...

"Sim, atendo pelo SUS desde 2008. O setor de fonoaudiologia fica dentro da Policlinica de Atendimento Medico – PAM. As vagas são disponíveis de acordo com o tempo de atendimento. Por exemplo, eu atendo em média de 8 a 10 pacientes por dia. Em media 38 atendimentos por semana, e toda semana são os mesmos pacientes, não tendo rotatividade".

Quanto aos critérios para seleção ou triagem?

"Os critérios a principio são ordem de chegada dos encaminhamentos, mas sempre tem uma urgência que precisa ser encaixada, por exemplo, uma AVC, uma pessoa que sofreu uma cirurgia. Não fazemos triagem, pois a demanda é muito elevada, e parto da premissa que todos que estão esperando necessitam, portanto seguimos os critérios de espera que é feito em todos os setores públicos e privados, que é ordem cronológica".

Tem alguma expectativa de ser mais rápido a liberação de uma vaga, existe relação com a pandemia?

"Chegamos num ponto crucial, essa pergunta é uma que eu sempre quis responder a população, para que todos que necessitem do serviço de fono possam compreender como acontece o tratamento. Primeiro, quando a pessoa procura o atendimento ela não tem previsão de alta, portanto não sabemos dizer quanto tempo esse paciente ocupará a vaga. Segundo, estou em Caarapó há dez anos, e tem pacientes que atendo há muitos anos, portanto a fila demora pra andar. Hoje a espera na fila para fonoaudióloga é de 6 meses a 1 ano, liberando vagas de pessoas que desistiram do tratamento, muito poucos receberam alta, pois hoje atendo muitos casos graves de doenças degenerativas e pacientes autistas, que permanecem na fono por muitos anos, e não podemos esquecer que neste tempo encaixamos as urgências.

Hoje a situação da pandemia, agravou a espera, porque não estamos chamando pacientes novos, e suspendemos os que estavam em tratamento, para não corrermos o risco de contaminações cruzadas, essas medidas foram tomadas em muitos lugares no setor publico de fono, pois para atendimento de fala, é necessário que o paciente visualize a boca do terapeuta, tendo que as vezes retirarmos a mascara, e também a muito contato próximo da região da boca, o que pode ser arriscado tanto para o paciente quanto para o terapeuta".


Como o SUS tem até o momento apenas uma  fonoaudióloga para atender todo o município a demanda acaba sendo bem maior que a procura, o Portal da cidade esteve em contato com o prefeito André Nezi. 

"Pedimos desculpas que atrasou os atendimentos de fono, bem como alguns outros, que não eram prioritários por conta da pandemia. Começaram a ser retomados em um ritmo mais lento, porque a prioridade ainda segue sendo os pacientes com suspeitas de Covid e síndromes gripais. Isso é um protocolo do Ministério da Saúde. Mesmo assim nós realizamos um concurso público e vamos chamar mais uma fono e mais um pediatra. Porém no momento somos impedidos por causa de um decreto presidencial que proíbe aumento de despesas com servidor, que não atuem no combate à Covid".

 


Fonte:

Deixe seu comentário