Portal da Cidade Caarapó

Mobilização

Caarapó terá Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência na próxima semana

A programação acontecerá das 7h às 13h, na Casa do Trabalhador

Publicado em 16/09/2026 às 07:40
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Geração IA )

Caarapó será um dos 10 municípios de Mato Grosso do Sul a participar, na próxima segunda-feira (21), do Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (PcD). A mobilização, realizada em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, terá como principal objetivo aproximar trabalhadores e empresas, ampliar o acesso às oportunidades de emprego e oferecer orientação profissional.

No município, a programação acontecerá das 7h às 13h, na Casa do Trabalhador, localizada na Avenida Presidente Vargas, 861, no Centro.

Um dos destaques da mobilização em Caarapó será a participação de duas empresas que estarão no local com vagas específicas para Pessoas com Deficiência. Os representantes estarão disponíveis para apresentar as oportunidades e realizar o processo de contratação, fortalecendo a ligação entre as empresas e os trabalhadores que buscam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Além das vagas de emprego, os participantes poderão atualizar o cadastro no SINE, receber orientações profissionais e obter informações sobre oportunidades de qualificação.

Atendimento será voltado a trabalhadores e empresas

Podem participar do Dia D Pessoas com Deficiência, trabalhadores reabilitados pelo INSS e empresas interessadas na contratação e inclusão profissional.

Para quem está em busca de emprego, a orientação é levar os documentos pessoais e informações sobre a experiência profissional. Se possível, também é recomendado apresentar laudo médico atualizado, que poderá auxiliar na identificação das oportunidades compatíveis com o perfil do candidato.

A mobilização também pretende ampliar o acesso a informações sobre direitos, programas sociais, qualificação profissional e serviços públicos voltados à inclusão, autonomia e garantia de direitos das pessoas com deficiência.

Ação terá ampla rede de parceiros

Em Mato Grosso do Sul, a mobilização contará com a participação de diferentes instituições. A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e a Fundação Social do Trabalho (Funsat) atuarão na intermediação de trabalhadores, divulgação e encaminhamento para vagas, além de orientações sobre oportunidades de qualificação profissional.

A Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD) oferecerá informações e atendimentos relacionados aos programas Cuidar de Quem Cuida, CIPTEA e Mais Social.

A Secretaria de Cidadania apoiará a recepção, acolhimento e triagem dos participantes, inclusive com atendimento em Libras.

O SESI participará com ações relacionadas à saúde do trabalhador e orientações sobre a caracterização e o enquadramento da deficiência para fins laborais. Já o SEST/SENAT oferecerá serviços básicos de saúde, como aferição da pressão arterial e glicemia.

A UFMS divulgará serviços universitários e ações voltadas à aproximação de estudantes egressos com deficiência ao mercado de trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) contribuirá com orientações sobre inclusão profissional, Lei de Cotas, fiscalização trabalhista e Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).

O INSS também está sendo articulado para integrar a programação, com previsão de orientações sobre BPC, Auxílio-Inclusão e reabilitação profissional. A AMA, a Pestalozzi e outras entidades parceiras também apoiarão a mobilização.

Plataforma SouSesi terá novas oportunidades

Durante a mobilização também serão lançadas oportunidades da plataforma online SouSesi, que reúne vagas de emprego para diferentes níveis de experiência, escolaridade e áreas de atuação em Mato Grosso do Sul.

A plataforma, elaborada pelo Centro de Inovação do Sesi MS, conta com parceria da Funtrab, indústrias e empresas de diferentes setores para reunir oportunidades disponíveis na Capital e no interior, incluindo vagas destinadas a Pessoas com Deficiência.

O acesso é gratuito mediante cadastro na plataforma.

Confira os serviços disponíveis

Na mobilização, os participantes poderão encontrar:

Vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência;

Cadastro e atualização no SINE;

Orientação profissional e apoio na elaboração de currículo;

Informações sobre cursos e programas de qualificação;

Orientações trabalhistas e previdenciárias;

Informações sobre a Lei de Cotas e inclusão profissional;

Atendimento e orientações sobre o programa Cuidar de Quem Cuida;

Orientações relacionadas à CIPTEA;

Informações sobre o Passe Livre Intermunicipal;

Atendimento e orientações sobre o Programa Mais Social;

Divulgação de políticas públicas e serviços voltados à autonomia, inclusão e garantia de direitos.

Dia D será realizado em 10 municípios

Além de Caarapó, a mobilização acontecerá simultaneamente em outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Campo Grande: das 8h30 às 16h, na Praça Ary Coelho.

Cassilândia: das 7h às 13h, na Casa do Trabalhador, Rua Antônio Batista de Almeida, 78, Centro.

Dourados: das 8h30 às 11h30, na Casa do Trabalhador, Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2548, Centro.

Ivinhema: das 7h às 13h, na Casa do Trabalhador, Avenida Panamá, 14, Centro.

Naviraí: das 13h às 17h, na Casa do Trabalhador, Avenida Campo Grande, 328, Centro.

Nova Alvorada do Sul: das 8h às 12h, na Casa do Trabalhador, Rua Antônio Carlos Barbosa, 1195, Centro.

Nova Andradina: das 7h às 13h, na Casa do Trabalhador, Rua Valter Hubacker, 1368, Centro.

Rio Brilhante: das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador, Avenida Lourival Barbosa, 536, Centro.

Três Lagoas: das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador, Rua Munir Tomé, 86, Centro.

A iniciativa busca ampliar a participação das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, aproximando trabalhadores de empresas que possuem oportunidades de contratação e facilitando o acesso a serviços de orientação, qualificação e garantia de direitos.

(Com informações de Cláudia Yuri/Funtrab)

Fonte: Portal da Cidade de Caarapó

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp