Portal da Cidade Caarapó

Investimento

Caarapó intensifica sinalização de trânsito

Via urbana de Caarapó recebe pintura de faixas de travessia de pedestres

Publicado em 24/02/2021 às 03:00

(Foto: Divulgação/Demtrat)

É possível notar que em alguns pontos da cidade de Caarapó a sinalização de trânsito foi renovada, serviço realizado pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (Demtrat). Esse investimento tem por objetivo melhorar o trânsito, orientar condutores e prevenir acidentes.

Placas de sinalização, pinturas de faixas de pedestres e regulamentação de estacionamentos são algumas das ações realizadas ao longo do mês de fevereiro. Segundo o chefe do departamento, Edmilson Guimarães, existe um planejamento para o ano e que estão atentos aos novos asfaltos que serão construídos e receberão as devidas sinalizações.

O Demtrat é subordinado à Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos e Habitação – que ainda deverá receber o complemento “e Controle Urbano” -, tendo como titular o secretário Roberto Sanches Nakayama.

A página da Fire de Campos Empreendimentos (firedecampos.com.br) na internet traz uma explicação bem didática acerca da influência da sinalização e trânsito na segurança viária. O objetivo da sinalização – explica - é organizar a circulação de veículos e pessoas nas vias públicas através de informações relevantes para disciplina na movimentação do tráfego visando a segurança e fluidez dos usuários.

No seu aspecto mais geral a sinalização de trânsito compreende placas, marcas, luzes, gestos, sons, marcos e barreiras. É importante para regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via; advertir os condutores sobre os perigos existentes na via, alertando também sobre as proximidades de escolas, passagens de pedestres, etc; indicar o posicionamento dos veículos na via e as direções para atingir locais de interesse, de forma a ajudar os condutores nos seus movimentos e deslocamentos.

No Brasil, o padrão de sinalização viária nas vias urbanas e rodovias é regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro.

A conservação das sinalizações é importante para aspectos de segurança e estética urbana. As placas de sinalização devem ser visíveis dia e noite. Na sua confecção podem ser usados materiais reflexivos ou, então, a iluminação artificial do local deve ser promovida através de postes de iluminação pública.

Fonte:

Deixe seu comentário