Portal da Cidade Caarapó

Luto na polícia

Cortejo com honras militares marcam despedida de soldado da PM em MS

O cortejo foi seguido a pé por familiares, amigos e moradores de Corumbá

Publicado em 02/07/2026 às 13:58
Atualizado em

Agentes das forças de segurança e civis se reúnem durante o deslocamento do cortejo fúnebre (Foto: Direto das Ruas)

A despedida do soldado da Polícia Militar Marcelo Pimenta da Silva, de 32 anos, reuniu uma grande mobilização das forças de segurança e um cortejo com cerca de 800 pessoas que tomaram as ruas de Corumbá, nesta quinta-feira (2).

O caixão foi conduzido sobre um caminhão de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros durante o cortejo, que percorreu cerca de 650 metros pelas ruas da cidade. À frente e ao redor, mais de 40 viaturas oficiais acompanharam o trajeto com sirenes e giroflex ligados. Um carro da Pax levava uma coroa de flores no topo.

O cortejo foi seguido a pé por familiares, amigos e moradores de Corumbá. Segundo o primo do policial, Daniel Luis, aproximadamente 800 pessoas participaram da despedida. Mais de 50 coroas de flores foram levadas à cerimônia.

O velório teve início às 16h de quarta-feira, na Capela Cristo Rei. O sepultamento ocorreu às 10h desta quinta-feira, no Cemitério Santa Cruz.

A cerimônia reuniu agentes e viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal, além de equipes do Batalhão de Choque, do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros).

A homenagem contou com guarda fúnebre da Polícia Militar, salvas de tiros e a execução do “toque de silêncio” ao final da cerimônia. Um helicóptero de operações aéreas sobrevoou a região durante o cortejo.

A guarda foi formada sob o comando de continência “sentido”. Em seguida, foram executados os disparos de honra, com as ordens de “carregar, apontar, fogo”, em sequência, em homenagem ao soldado Marcelo. Houve ainda a determinação de apresentação de armas e o comando de “olhar à direita”.

O caixão passou pelo corredor formado pela guarda fúnebre, conduzido por policiais e bombeiros, enquanto o cortejo era acompanhado por aplausos. Depois, o silêncio tomou conta do trajeto até o local de sepultamento.

Sobre o caixão foi colocada a bandeira da Polícia Militar.

Helicóptero de operações aéreas sobrevoa a região enquanto o cortejo segue pelas vias da cidade, acompanhado por viaturas e populares (Foto: Direto das Ruas)

Marcelo Pimenta da Silva era natural de Corumbá e integrava a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, lotado no 6º Batalhão. Atuava no Getam (Grupamento Especial Tático em Apoio Motociclístico). Ele estava próximo de completar um ano na corporação em 25 de agosto. Formado na turma de 2025, durante o curso de formação atuou em Jardim e, após o término da formação, passou a trabalhar em Corumbá desde agosto do ano passado.

O policial morreu na noite de terça-feira (30), durante uma ocorrência em Corumbá, após ser baleado em uma perseguição. Sobre a investigação, a corporação informou que um dos suspeitos de envolvimento na morte do soldado morreu durante diligências realizadas no município. Outro homem foi preso e um terceiro permanece foragido.


Fonte: Bruna Marques/Campo Grande News

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp