Violência Doméstica
Projeto prevê até dois anos de prisão para quem faz denúncia falsa de violência
A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei Maria da Penha.
Publicado em 20/02/2024 às 14:53
O Projeto de Lei 6198/23 prevê até dois anos de prisão para quem fizer falsa acusação de violência doméstica ou familiar contra cônjuge, companheiro ou parente até 4º grau. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei Maria da Penha.
O texto estabelece ainda o aumento da pena em 1/3 nos casos em que a falsa acusação for usada para promover chantagem, alienação parental ou danos à imagem.
“Ao prever punição para falsas acusações, a proposta visa resguardar o sistema judicial de manipulações indevidas”, afirma o autor, deputado André Fernandes (PL-CE). “Isso é essencial para assegurar que as leis de proteção às vítimas não se tornem alvo de uso impróprio para ganhos pessoais ou maliciosos”, acrescenta.
O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, irá ao Plenário.
Fonte: Agência Câmara
Notícias relacionadas
MS avança em qualidade de vida e ocupa 7ª colocação nacional no Índice de Progresso Social
22/05/2026 às 11:07
Decoração de Natal: seus enfeites luminosos estão instalados com segurança?
04/12/2024 às 14:48
A força feminina que faz diferença na segurança pública no MS
09/03/2024 às 09:51
Internautas caarapoenses ficam sem Instagram e Facebook
05/03/2024 às 13:31
GNV: programa que custeia R$ 850 em taxas do Detran e isenta IPVA está vigente
29/02/2024 às 15:53
Somente 20% das mulheres brasileiras conhecem bem a Lei Maria da Penha
28/02/2024 às 16:11