Portal da Cidade Caarapó

Previsão

Caarapó entra em alerta para vendavais e baixa umidade neste fim de semana

Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

Publicado em 17/07/2026 às 13:44
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Geração IA )

Antes de sábado (18), a Prefeitura de Caarapó, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, alerta a população para as condições climáticas previstas entre os dias 18 e 20 de julho. O município estará sob Alerta Laranja – Perigo em razão da previsão de ventos fortes e baixa umidade relativa do ar, cenário que exige atenção e adoção de medidas preventivas para evitar acidentes e problemas de saúde.

Durante o período, a previsão indica predomínio de sol entre poucas nuvens, com temperaturas mínimas entre 16°C e 19°C e máximas que podem chegar aos 34°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 35%, principalmente nas horas mais quentes do dia, enquanto os ventos poderão atingir velocidade média de até 40 km/h, com rajadas de até 60 km/h.

As condições aumentam o risco de queda de árvores, danos em telhados, placas e outras estruturas, além da possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica. O tempo seco também favorece queimadas e incêndios em áreas de vegetação, além de elevar os riscos de desidratação e agravar doenças respiratórias.

A Defesa Civil orienta a população a evitar permanecer sob árvores durante os ventos fortes e não estacionar veículos próximos a árvores, placas de sinalização ou estruturas que possam ser atingidas pelas rajadas. Também é recomendado reforçar telhados e objetos suscetíveis à ação do vento.

Para enfrentar os efeitos da baixa umidade do ar, a orientação é manter a hidratação, evitar atividades físicas entre 10h e 16h, umidificar os ambientes e dedicar atenção especial a crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. A população também deve evitar qualquer tipo de queimada, como a queima de lixo ou vegetação, contribuindo para reduzir o risco de incêndios.

Segundo o coordenador municipal da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caarapó, José Carlos Fagundes, o Cobrinha, em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.

A coordenadoria informa que continuará monitorando as condições meteorológicas e poderá divulgar novos comunicados caso haja alterações na previsão. A Prefeitura de Caarapó reforça que o acompanhamento constante e a prevenção são fundamentais para reduzir riscos e garantir a segurança da população.

Fonte: Comunicação/Prefeitura

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp